Semana 42 de gravidez

Semana 42 de gravidez
Ellen Cristie
Ellen Cristie21, Outubro - 2020

Mil coisas passam pela cabeça da gestante que está na 42ª semana de gravidez. Será que meu bebê está normal, por que ainda não nasceu, o que está acontecendo? O Ministério da Saúde esclarece que a gestação de 40 a 42 semanas é considerada prolongada e que somente após esse período passa a ser “pós-termo” e pode trazer algum risco ao bebê.

Além disso, alguns fatores podem explicar por que o bebê “chegou” até a 42ª semana sem ter nascido, entre os quais estão:

  • Hereditariedade
  • Ciclos menstruais prolongados, ou seja, acima de 28 dias
  • Erro ao calcular o ínicio da gravidez
  • Uso de medicamentos como aspirina e determinados anti-inflamatórios

Entre esses fatores, o mais comum é o erro ao calcular a gravidez. Geralmente, a contagem das semanas de gravidez é feita a partir do primeiro dia da última menstruação. Sendo assim, a gravidez prolongada pode ser consequência de um erro de cálculo ou um ‘engano’ por parte da paciente ou do médico.

O que ocorre nesta semana é similar ao que ocorreu na 41ª semana. O bebê passa a ganhar gordura e imunidade. E a boa notícia é que quanto mais ele ficar dentro do útero, mais células de defesa ele recebe da mãe.

Se este é o seu caso, fique em contato direto com seu obstetra para qualquer eventualidade, e faça exames como a monitorização fetal e ultrassom, para verificar o líquido amniótico e o funcionamento da placenta.

Quais são os principais sintomas desse período?

Se você chegou à 42ª semana de gravidez sem ter entrado em trabalho de parto, observe os sinais e sintomas que seu corpo dá, já que a qualquer momento você pode vir a dar à luz. Observe:

  • Se o tampão mucoso saiu. O tampão é parecido com o corrimento vaginal, um pouco mais espesso e talvez de cor amarronzada.
  • Se a bolsa estiver em processo de estouro. Pode ser que ela estoure e saia uma grande quantidade de líquido. Pode ser que saia pouco líquido, similar ao xixi.
  • Se você está com contrações frequentes, mais longas e dolorosas.

Sempre mantenha a calma! Você está prestes a sair do mundo dos sonhos para entrar no mundo mágico e real de ser mãe! Parabéns!

< Página anterior