Semana 40 de gravidez

Semana 40 de gravidez
Ellen Cristie
Ellen Cristie21, Outubro - 2020

Nove meses de gravidez! Os órgãos do seu bebê estão completamente formados, ou seja, ele está prontinho para nascer. Os batimentos cardíacos giram em torno de 110 A 160 vezes por minuto e o parto pode ocorrer a qualquer momento.

Fique atenta a quantas vezes ele se mexe por dia, se você está com cólicas ou se a barriga está dura. Estes são sinais do trabalho de parto, principalmente se forem regulares.

O bebê mede cerca de 50 centímetros e pesa, em média, 3,2 quilos a 3,5 quilos, o que corresponde ao tamanho de uma abóbora grande. Como ele já está enorme, provavelmente está na posição que vai nascer, mas até o momento do parto ele ainda pode se mover.

Braços e pernas já tem dobrinhas de gordura e a pele está lisinha. Os ossos e músculos estão firmes e o sistema nervoso prontinho para que o bebê sobreviva fora do útero. Ainda assim as células cerebrais continuam se multiplicando nos primeiros anos de vida.

Assim que o cordão umbilical for cortado, ele já começará a respirar normalmente.

Quais são os principais sintomas desse período?

Repouso e alimentação leve. Algumas mulheres continuam trabalhando até o momento do parto, mas se este não é o seu caso, a receita é descansar e comer saudavelmente.

É difícil conter a ansiedade, mas é necessário. Se você ainda não está com contrações frequentes, uma caminhada acelerada de até 60 minutos é aconselhável para aumentar a frequência. Caso esteja muito inchada, converse com o obstetra para verificar se está liberada para as caminhadas.

Grande parte dos bebês nascem até a 40ª semana de gravidez, mas há gestações que se prolongam até a 42ª semana. Caso o trabalho de parto não se inicie na 41ª semana, o médico pode optar pela administração da ocitocina, visando o estímulo às contrações e a indução do parto.

Fique tranquila! Ele saberá qual é o melhor caminho a seguir!

< Página anterior Próxima página >