Semana 39 de gravidez

Semana 39 de gravidez
Ellen Cristie
Ellen Cristie21, Outubro - 20202.5 minutos de leitura

Seu bebê está pronto e já pode nascer, mas ele pode permanecer na sua barriga até a 41ª ou 42ª semana (alguns médicos indicam a aplicação de ocitocina na 41ª semana para induzir o parto).

É fundamental que você observe qualquer sinal diferente do que você já está habituada. As contrações de parto são regulares, então você deve anotar de quanto em quanto tempo ela aparece ao longo do dia.

Se forem contrações irregulares, tente mudar de posição. Em poucos minutos, os sintomas desaparecerão. Se vierem de 10 em 10 minutos ou com um intervalo ainda menor, entre em contato com seu obstetra.

Nessa fase, o bebê está desenvolvendo seu sistema imunológico. Por meio da placenta, alguns anticorpos da mãe são transmitidos para o filho, o que contribui para protegê-lo de doenças ou infecções.

Agora, o bebê mede 49 centímetros e pesa, em média, 3,1 quilos, o que corresponde ao tamanho de uma melancia. Ele já tem unhas grandes e cabelos; alguns mais, outros menos.

Quais são os principais sintomas desse período?

Não se preocupe se sua barriga ainda estiver alta. Alguns bebês só se “encaixam” na região pélvica durante o trabalho de parto.

Você estará bem mais cansada que o habitual. Aproveite para ficar de repouso e dormir. Tente ficar com as pernas para cima o maior tempo possível, para reduzir o inchaço.

Pode ser também que, nesta semana, você perceba a saída do tampão mucoso – muco gelatinoso que fecha a extremidade do útero, o que indica que o parto está cada vez mais próximo. Muitas mulheres não percebem sua saída, mas o tampão é uma espécie de corrimento com sangue.

Como você está na reta final, observe se sua bolsa da maternidade está completa – com fraldas, manta, meias e gorrinho – para não deixar tudo para a última hora.

< Página anterior Próxima página >