Semana 35 de gravidez

Semana 35 de gravidez
Ellen Cristie
Ellen Cristie21, Outubro - 20202.7 minutos de leitura

E agora seu bebê já tem a aparência semelhante a do nascimento. As únicas diferenças é que ele precisa crescer mais um pouco e ganhar mais peso.

Ele mede 45 centímetros e pesa, em média, entre 1,9 e 2,4 quilos, o que corresponde ao tamanho de um melão grande.

Assim como na semana anterior, pode ser que ele não tenha virado de cabeça para baixo, mas é importante que você continue fazendo os exercícios prescritos pelo médico.

Com exceção dos pulmões, todos os órgãos funcionam perfeitamente bem, a exemplo dos rins e do fígado, que processam as substâncias de que o organismo não precisa mais.

Os pulmões já produzem líquidos que os impedem de parar de funcionar quando o bebê começar a funcionar. A pele está cada vez mais rosada e lisa devido à gordura por baixo da pele. As unhas das mãos já chegam às pontas dos dedos, restando ainda as unhas dos pés crescerem.

Há pouco espaço no útero, então não se assuste se você olhar para a sua barriga e perceber um pé, uma cabeça ou um cotovelo.

Quais são os principais sintomas desse período?

O aumento da falta de ar é característico dessa fase da gestação. Além disso, você pode ter indigestão. É que o útero começa a comprimir o estômago, o aparelho digestivo e os pulmões.

A sugestão é que você tente respirar profundamente e, sempre que for se alimentar, faça pequenas refeições e mais frequentemente.

As idas ao banheiro também se tornam frequentes, em decorrência da compressão do útero sobre a bexiga. Mas isso não significa que você deve reduzir a quantidade de água a ser ingerida. No entanto, diminua o consumo de chá, café e refrigerante.

Durante este período, você vai com mais frequência ao médico. Serão consultas semanais até o momento do parto. Lá, o médico vai medir sua pressão arterial e verificar a posição do bebê.

É natural que você esteja ansiosa à medida que o parto se aproxima, mas pense que esta é uma das únicas semanas que você tem para descansar, cuidar de si mesma e ajustar os últimos detalhes. Boa sorte!

< Página anterior Próxima página >