11 Sinais Principais do Início da Gravidez

Mas se você sente, vamos ajudá-la nessa descoberta. Por isso, listamos abaixo 11 principais sintomas.

11 Sinais Principais do Início da Gravidez
Ellen Cristie
Ellen Cristie7, Dezembro - 20205.6 minutos de leitura

“Meu corpo está estranho. A menstruação não desceu e meu peito está dolorido.” Você já sentiu isso alguma vez ou ouviu essas queixas de alguma mulher? Nem todas as mulheres sentem os primeiros sintomas da gravidez. Eu disse nem todas.

Mas se você sente, vamos ajudá-la nessa descoberta. Por isso, listamos abaixo 11 principais sintomas da gravidez. É importante lembrar que a maioria deles surge a partir de 12 dias após a concepção. Vamos a eles:

A menstruação perdida

Ela não veio e você costuma ser regular. O que fazer? Antes dos sintomas listados abaixo, faça um teste de gravidez se estiver desconfiada. Nos casos em que a mulher não apresenta ciclos regulares, aí o melhor mesmo é observar os outros sinais.

Constipação

A prisão de ventre é talvez um dos primeiros sinais que a mulher percebe quando está grávida. É que a quantidade de hormônio progesterona aumenta e acaba relaxando a musculatura de todo o corpo, inclusive o trato digestivo. Resultado: o alimento passa pelo intestino lentamente.

Mudanças de humor

As alterações hormonais proporcionadas pela gravidez afetam os neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios), gerando também alterações de humor, mas não necessariamente de uma forma negativa. Deprimidas, ansiosas ou simplesmente sensíveis. É preciso ficar atenta caso você se sinta muito triste. Caso isso ocorra o melhor é procurar um profissional de saúde mental.

Náusea

Em duas semanas em algumas mulheres e aos dois meses em outras. Enfim, os enjoos são imprevisíveis, mas são bem comuns, especialmente os matinais – mas há ainda relatos de indisposição à tarde e à noite. No segundo trimestre da gravidez, finalmente esse incômodo vai se dissipando. Há quem agradeça por passar ilesa durante toda a gravidez.