Os Primeiros Sinais de Gravidez: Quando vou sentir os sintomas?

Os Primeiros Sinais de Gravidez: Quando vou sentir os sintomas?
Ellen Cristie
Ellen Cristie1, Dezembro - 2020

Você pode estar grávida? Está sentindo algo diferente? Os primeiros sinais de gravidez nem sempre são os mesmos, variando de mulher para mulher. Algumas sentem as primeiras pontadas em uma ou duas semanas após a concepção; outras, depois de seis semanas a oito semanas e, mesmo depois de meses, há quem não sinta nenhuma diferença.

O primeiro sinal de gravidez geralmente é a interrupção da menstruação, embora uma pequena parcela das mulheres continue menstruando mesmo depois da evolução da gravidez.

Para que você consiga perceber quais são os primeiros sinais de gravidez, fizemos um passo a passo que facilitará a sua vida. Acompanhe:

Sinais de gravidez em 2 semanas

A última menstruação começou há duas semanas, então provavelmente você está na fase da ovulação, prestes a engravidar, o que geralmente ocorre entre a
segunda e terceira semanas. Alguns especialistas, parteiras e doulas chamam esse período de “a marca de duas semanas”, portanto os sintomas estão relacionados ao seu ciclo menstrual.

Sinais de gravidez em 3 semanas

Caso o óvulo tenha sido fertilizado, ele passa por divisões celulares até seguir seu caminho por meio das tubas uterinas até o útero, onde o óvulo se implanta no revestimento.

Algumas mulheres podem sentir os primeiros sintomas da gravidez, como seios sensíveis (doloridos e quentes), cansaço, olfato aguçado e uma leve náusea, mais vontade de fazer xixi e rejeição a determinados alimentos. Outras ainda não sentem sintoma algum.

Sinais de gravidez em 4 semanas

Após o início da última menstruação, 4 semanas depois você menstrua novamente. Caso esteja grávida, o sinal mais claro no momento é a falta da menstruação.

Geralmente, um terço das mulheres sentem náuseas na quarta semana de gravidez, além de se queixarem dos seios doloridos, náuseas, fadiga e micção frequente. Outras não manifestam sintomas.

Sintomas de gravidez em 5 semanas

O bebê cresce em ritmo vertiginoso no útero e o corpo da mulher tenta acompanhar essas transformações. É hora de começar a sentir os primeiros desconfortos – similares aos relatados na semana anterior, mas com um grau de intensidade de maior.

São comuns relatos de seios sensíveis ou muito inchados, fadiga, aumento da frequência das náuseas e mais idas ao banheiro.