Sangramento de Implantação: O Que é e Quando se Preocupar

Sangramento de Implantação: O Que é e Quando se Preocupar
Ellen Cristie
Ellen Cristie9, Dezembro - 2020

Muito confundido com a menstruação, o sangramento de implantação pode ser leve e ocorrer entre o 6º e o 12º dia após a concepção.

Esse tipo de intercorrência geralmente é causado por um óvulo fertilizado que se fixa no revestimento do útero, altamente vascularizado. Cerca de 15% a 25% das mulheres apresentam sangramento de implantação.

Mas o que representa o sangramento de implantação?

O sangramento de implantação pode ser um sinal precoce da gravidez. O que acontece é que na maioria das vezes a mulher acha que ficou menstruada, porque o sangramento pode ocorrer na mesma época em que ela estaria nessa fase.

Como posso saber se é sangramento de implantação ou menstruação?

A principal diferença em relação à menstruação é que o sangramento de implantação acaba rapidamente e se assemelha mais a manchas do que a um fluxo intenso de sangue.

Além disso, a cor é mais amarronzada. No caso das mulheres que têm um sangramento que se inicia marrom e, posteriormente, muda para vermelho, isso pode significar que a mulher está menstruada, portanto, não há gravidez.

Quando ocorre o sangramento de repetição?

O sangramento de repetição ocorre na seguinte situação: depois que o espermatozóide fertiliza o óvulo, ele inicia a viagem de três ou quatro dias da tuba uterina até o útero. Durante esse tempo, ele se divide em centenas de células idênticas.

Enquanto isso, os ovários liberam estrogênio, o que faz com que o revestimento do útero (o endométrio) engrosse e desenvolva mais vasos sanguíneos. É nesse período que o revestimento uterino está se preparando para hospedar óvulo, que logo se tornará um embrião.

Depois que o óvulo entra no útero, ele é chamado de blastocisto, uma pequena massa circular com várias centenas de células. Em um a dois dias, ele começa a penetrar na mucosa do útero, rico em sangue, onde continua a crescer e a se dividir. À medida que penetra no endométrio, o blastocisto pode causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, resultando em um pequeno sangramento vaginal – o sangramento de implantação,

Quanto tempo ele dura?

Ao contrário de um período menstrual normal, que chega a cinco ou seis dias, o sangramento de implantação geralmente não dura mais do que um a três dias, até que desapareça totalmente. Este é o tempo necessário para que o óvulo fertilizado seja implantado no revestimento do útero.

É importante destacar que algumas mulheres apresentam um sangramento de implantação por mais tempo, mas elas têm outros recursos, como a cor, para diferenciá-lo do sangue da menstruação.