8 Dicas Para Reduzir a Dor nas Costas na Gravidez

8 Dicas Para Reduzir a Dor nas Costas na Gravidez
Ellen Cristie
Ellen Cristie20, Fevereiro - 20216.1 minutos de leitura

No início, no meio ou no fim da gestação. A dor nas costas pode aparecer e se deve a diversos fatores: ao crescimento do útero, que deixa a musculatura do abdômen mais fraca e acaba sobrecarregando a coluna, e às alterações hormonais.

O mais frequente é que esse incômodo afete a gestante no segundo e terceiro trimestres de gestação, causando desconforto tanto para caminhar quanto para dormir.

Embora as dores não tragam riscos para o bebê, algumas medidas podem suavizar o desconforto e melhorar a qualidade de vida da futura mamãe, que talvez se livre até de medicamentos. Vamos às dicas:

Durma de lado

Para reduzir as dores nas costas, durma de lado e ponha um travesseiro entre as pernas. Se dormir de barriga para cima, o travesseiro deve ficar embaixo dos joelhos para acomodar melhor a coluna.

Alguns modelos de travesseiro ajudam a manter a coluna estabilizada durante o sono, evitando a sobrecarga da região lombar e, consequentemente, as dores nas costas.

Faça alongamentos

Como o próprio nome diz, os alongamentos são ótimos para “esticar” a coluna e aliviar as dores. O ideal é que eles sejam feitos pelo menos duas vezes ao dia – durante a manhã e à noite.

São exercícios simples: deite-se na cama e dobre as pernas, apoiando toda a região lombar e mantendo os braços ao lado do corpo. Fique nessa posição por alguns minutos até sentir a descompressão das vértebras.

Depois, levante uma das pernas dobrando os joelhos. Segure a perna na parte de trás da coxa. Mantenha a posição por um minuto com cada perna, mantendo a respiração regularmente.

Mantenha o peso controlado

O excesso de peso contribui e muito para a sobrecarga da coluna. Resultado: dores na região lombar. Se possível, o ideal é que a mulher engravide no peso adequado.

Caso já esteja grávida, a sugestão é manter uma alimentação saudável para que o peso não suba muito. Assim, você poderá se cuidar melhor e o bebê terá uma melhor qualidade de vida ao nascer.

No caso das mulheres com peso controlado antes da gravidez, o mais indicado é que ela engorde entre 11 a 16 quilos. No caso das mulheres acima do peso, o recomendável é ganhar entre 7 a 11 quilos. Já as mulheres com quadro de obesidade, o ganho de peso deve variar entre 5 e 9 quilos.

Faça massagens

A massagem nas costas e nas pernas é muito eficaz para aliviar as dores na coluna. Similar ao uso da água quente, o objetivo é relaxar e tirar a tensão dos músculos.

As mais indicadas são massagens relaxantes para grávidas, com óleos específicos para tornar o momento mais prazeroso e drenagem linfática específica para gestantes, que ajuda na redução da retenção de líquidos e na diminuição do inchaço. Essa massagem ativa as circulações venosa e linfática.

Antes de se submeter a massagens, consulte um médico. Ele vai verificar se você tem ou não indicação para esse tipo de massagem.