6 Maneiras de Reduzir o Estresse Durante a Gravidez 2

6 Maneiras de Reduzir o Estresse Durante a Gravidez 2
Ellen Cristie
Ellen Cristie25, Dezembro - 2020

A gravidez é, sem dúvida, um misto de emoções. Quantas dúvidas surgem do 1º ao 9º mês de gestação… Preocupações, expectativas, sonhos sendo realizados e as emoções à flor da pele. Impossível não se estressar, em algum momento dessa travessia.

O problema é que se a ansiedade e o estresse se tornam maiores que a felicidade e o prazer de se ter um filho, alguma coisa está errada. É hora de parar um pouco, dar uma respirada e pensar. “O que posso fazer para reduzir esse estresse?”, “Como ficar tranquila e superar os dilemas de forma racional?”.

Pensando em proporcionar à gestante momentos de leveza e alegria, listamos abaixo algumas dicas para que ela reduza o estresse, pelo menos enquanto o bebê ainda está em seu ventre. Vejamos:

Compartilhe suas aflições

Dividir seus medos e angústias com seu parceiro pode ajudar os dois a se sentirem melhor. Mesmo que algum tema o envolva, a comunicação aberta impede desencontros de informação e discussões desnecessárias.

Uma outra recomendação é recorrer a amigos e familiares mais próximos. Grupos de futuras mães também formam uma rede de apoio confiável, pois provavelmente várias estão passando pelas mesmas questões que você.

Caso nenhuma dessas formas for eficaz, um aconselhamento profissional – seja de um psicólogo, seja de um terapeuta – fará com que você se sinta mais segura e menos angustiada. Não hesite em procurá-lo.

Limite a sobrecarga de informações

E quem disse a você que quem lê, assiste, conversa ou colhe o maior número de informações sobre determinado assunto é o que se dá melhor? Lidar com o tema gravidez é interessante, mas nunca 24 horas por dia.

Já passou pela sua cabeça que ficar ouvindo histórias “escabrosas” sobre uma gravidez que deu errado ou sobre um acidente envolvendo uma gestante pode não lhe fazer bem e, consequentemente, afetar seu bebê?

O ideal nesse momento é foco. Concentre-se na sua fase, nos próximos passos, até a chegada do bebê, sem pensamentos negativos. Eles só lhe farão mal.

Dê um tempo para si mesma

Percebeu que está agitada, sem motivo aparente? É hora de dar um tempo e cuidar de si mesma. Faça uma pausa. Quem sabe meditação, uma revista do tema que você gosta ou até mesmo uma palavras cruzadas?

Ligar para os bons e eternos amigos também faz acalmar, assim como uma boa caminhada pela praça mais próxima. Por último, que tal uma massagem daquelas relaxantes, para aliviar pontos doloridos?

Aprenda a dizer “não”

Você já ouviu alguém dizer que “grávida pode tudo?”. Pois é. Adote essa estratégia. Não tente bancar a super mulher que todos já sabem que você é. Foi convidada para sair e não quer? Diga não. Uma pessoa da família quer ir à sua casa, mas você está cansada? Diga não.

Aproveite essa “oportunidade maravilhosa” de estar grávida e pense mais em você. Quando perceber que está precisando de ajuda, recorra aos de sempre. Eles com certeza serão sua força nesse período.