Primeiros Cuidados Com o Bebê ao Chegar em Casa

Primeiros Cuidados Com o Bebê ao Chegar em Casa
Ellen Cristie
Ellen Cristie14, Janeiro - 2021

Pais de primeira viagem! Não se desesperem. Vocês vão conseguir cuidar do bebê de vocês! Depois de alguns dias na maternidade, a primeira coisa que o casal quer é voltar para casa e começar a nova rotina.

Desafio é a palavra da hora, assim como aprendizado, esforço e alegria. É, sem dúvida, um período de transformações, no qual os novos pais se veem envolvidos, querendo que tudo funcione bem.

Para que isso ocorra, listamos abaixo alguns cuidados que devem ser tomados, mas com muita paciência. Caso alguma coisa não dê tão certo, sigam em frente. Vamos a eles:

Elabore uma lista de apoio

Sabe aquele momento em que tudo dá errado e você não consegue achar nada? Uma lista de apoio serve exatamente para acalmar você. Farmácia 24 horas, contatos de médicos, de enfermeiras especialistas em amamentação, hospitais mais próximos e grupos de apoio às mães de primeira viagem.

Em vez de você se atrapalhar toda e se desesperar ainda mais, com essa lista de contatos e endereços, você ficará mais tranquila.

Deixe a dispensa e a geladeira cheias

Quando nos referimos a uma geladeira e dispensa cheias, não estamos fazendo campanha a favor da gulodice. Não nos interprete mal. Uma cozinha cheia de alimentos saudáveis ajuda e muito nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

Você já pensou que às vezes não dá tempo nem de olhar no espelho? A correria é grande, por isso o ideal é que às vésperas de ganhar o bebê, você compre produtos em dobro. Se você não tiver tempo ou energia para cozinhar diariamente, coloque porções saudáveis no congelador.

Elas vão facilitar a sua vida na hora do aperto. Frutas, legumes, iogurte natural são boas opções para quem quer manter a qualidade de vida enquanto cuida do bebê.

Invista nas mamadas noturnas

Um dos objetivos das mamadas noturnas é fazer com que elas se transformem em um momento especial entre mãe e filho. Além de ser bem mais tranquilo, já que a cidade está mais quieta, é um ótimo momento para que você durma na mesma hora que o bebê.

Por isso é tão importante você tentar dormir nos mesmos horários que o bebê. Independentemente do horário, deixe os pensamentos para o dia seguinte. A busca por uma rotina é incessante e você não vai poder ficar cansada o tempo todo. Portanto, durma.

Aprenda a reconhecer o choro do bebê

Fome, sono, fez xixi ou cocô? Ao longo do tempo, você vai começar a diferenciar o choro do bebê. “Agora ele está com fome, agora é a fralda.” Reconhecer o choro é uma forma de criar laços de amizade fortes com seu recém-nascido.