Quero Engravidar Novamente, Como Me Preparar?

Quero Engravidar Novamente, Como Me Preparar?
Ellen Cristie
Ellen Cristie17, Janeiro - 2021

A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher que deseja ser mãe. Tão mágico que muitas optam por ter dois ou mais filhos.

Com a vida tão atribulada da maioria das famílias brasileiras, não é tão fácil simplesmente resolver ter mais um filho. A decisão é difícil, envolve duas pessoas que nem sempre pensam da mesma forma. Após muitas conversas e decisão tomada, a palavra-chave é planejamento.

O casal tem que pensar em vários aspectos: saber se darão conta de criar mais um filho do ponto de vista econômico, saber como o primeiro filho se sentirá com a chegada do irmão, verificar o estado de saúde geral de ambos, as mudanças no cotidiano, entre tantos outros aspectos.

Abaixo, listamos algumas medidas para que a mulher se prepare para viver essa fase da forma mais saudável e tranquila possível. Vamos a elas:

Fazer exames de pré-concepção

Antes mesmo de iniciar as tentativas para engravidar – o ideal é três meses antes -, os especialistas recomendam que as mulheres façam: exame de sangue completo, de urina, fezes, sorológico para citomegalovírus, toxoplasmose, sífilis, rubéola, hepatite B e Aids.

O exame de Papanicolau e um ultrassom também são necessários para checar sua saúde ginecológica. É sugerido que o homem realize um espermograma, para avaliar a mobilidade e a quantidade dos espermatozoides. Exames genéticos específicos são feitos caso a futura mãe ou pai tenha histórico familiar de malformações genéticas.

Verificar as vacinas

Vacinas contra a hepatite B, tétano, catapora e rubéola devem estar em dia para que a mulher tenha uma gravidez tranquila. Caso você não tenha tomado alguma dessas vacinas, se antecipe.
Entre em contato com seu médico para se informar sobre a vacina e possíveis efeitos colaterais.

Começar a tomar ácido fólico

Vitamina do complexo B, o ácido fólico é importante para o desenvolvimento adequado do tubo neural do bebê, que ocorre nas primeiras semanas de gravidez, por isso é fundamental que a mulher que queira engravidar comece a tomar o suplemento pelo menos três meses antes das tentativas.

Alimentos ricos em folato devem ser ingeridos antes e durante a gravidez, a exemplo de brócolis, ovo cozido e feijão preto. Assim, diminui-se o risco de problemas neurológicos no bebê.

Comer saudavelmente

O cardápio da mulher que deseja engravidar deve ser saudável, com redução de gorduras, açúcar e alimentos industrializados. Em vez disso, frutas, verduras e legumes, fibras e probióticos para permitir o fornecimento ao organismo de nutrientes necessários para uma gravidez sadia.

Alimentos ricos em vitamina E, como espinafre, suco de tomate, pera, brócolis, salmão, sementes de abóbora, couve, ovos, amoras, maçã e cenoura ajudam a regular a produção hormonal, facilitando a concepção.