Como Ter Um Bebê Em 2021?

Como Ter Um Bebê Em 2021?
Ellen Cristie
Ellen Cristie31, Dezembro - 2020

Difícil responder a essa pergunta de imediato, afinal, o isolamento social, provocado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) desde março de 2020, gerou muitas dúvidas e incertezas nos casais que pretendiam ter filhos em 2020 ou que pretendem realizar esse sonho em 2021.

Mas se você quer realizar seu sonho em 2021, é bom começar a pensar nos próximos passos, já que, com a pandemia, o ideal é traçar um planejamento para que a gravidez se concretize.

Diante de tantas aflições, há também boas notícias. De acordo com os pesquisadores, embora as grávidas sejam consideradas grupo de risco, o coronavírus não parece ter efeitos nas taxas de reprodução ou no sucesso da gestação.

A verdade é que ainda há muitas dúvidas e perguntas sem respostas. Mas, por outro lado, ão foram registrados relatos de aborto, transmissão intra-útero do vírus ou malformação dos bebês nascidos durante a pandemia.

Mas o que fazer para manter a calma?

Listamos abaixo alguns aspectos que você e seu parceiro devem levar em consideração se realmente querem se tornar pai e mãe em 2021. São eles:

Cuide da sua saúde mental

Não se pode negar que o coronavírus trouxe, além do número de mortes e de doentes, e de uma crise econômica mundial, um momento de quebra de expectativas. Muitos sonhos foram adiados, frustrados ou até deixaram de ser sonhos.

Entre as estratégias para manter a saúde mental e o astral positivo é desenvolver recursos para lidar com essa situação dentro de casa e na companhia de, no mínimo, outra pessoa.

Portanto, o momento é de estabelecer rotinas, fazer coisas que gosta, aprender a lidar melhor com pensamentos negativos e manter a comunicação aberta com o parceiro. Não dá para ter somente pensamentos ruins ou ficar achando que o mundo acabou.

Converse com o médico

Já que ele será o parceiro do casal nos próximos meses, a figura do médico é essencial para ser o balizador de todas as atitudes que vocês vão tomar daqui para frente.

Além de expor quais são os prós e contras de ter um bebê em 2021, um especialista vai apresentar os riscos reais de se gerar um filho (se existirem). É claro que, ainda assim, a decisão sempre será do casal, mas uma opinião médica é fundamental para dar suporte a um casal com tantas dúvidas e inseguranças.

Adote práticas meditativas

Alongue-se, medite, respire. Não adianta ficar ansiosa, nervosa e preocupada. Se você realmente quer ficar grávida, pense que em breve um novo ser estará dentro de você. Não é hora de ficar angustiada.

Tome as medidas de segurança

A verdade é que os pesquisadores não têm todas as respostas sobre o binômio gravidez/coronavírus, então o jeito é seguir o que as autoridades de saúde pedem:

  • Lave as mãos frequentemente
  • Evite tocar olhos, nariz e boca
  • Cubra a boca e nariz ao espirrar e tossir
  • Evite contato com pessoas com sintomas gripais, febre ou com suspeita da doença
  • Mantenha o distanciamento social
  • Trabalhe de casa e evite transporte público
  • Evite locais com grande aglomeração de pessoas
  • Mantenha-se em contato com sua equipe de saúde
  • Mantenha as consultas de pré-natal e seus exames de rotina
  • Se tiver algum sintoma gripal (febre, tosse, coriza e espirros), entre em contato com seu médico.
  • Não deixe de se vacinar para gripe
  • Previna-se contra outras infecções respiratórias

O que se sabe até agora?

Um dos efeitos da Covid-19 em grávidas é o maior índice de prematuridade. Não se sabe se há transmissão vertical (de mãe para filho). Até agora, só se sabe que foi encontrada carga viral na placenta, no sangue do cordão umbilical e em vias aéreas do recém-nascido, mas não se sabe sobre a transmissão.

A probabilidade de um acometimento grave na criança durante o parto é baixa. Caso a mulher, já grávida, esteja infectada, os medicamentos podem ser administrados normalmente, sem prejuízos ao feto. Seguindo o protocolo de segurança, as mulheres podem amamentar seus bebês normalmente.

Como se vê, são várias as questões para serem postas na balança. Não é simplesmente desistir do sonho, é enfrentar as adversidades acreditando que pode dar certo.

E quem sabe você não pode aproveitar o início de 2021 para esfriar a cabeça e planejar. Planejamento é tudo! Boa sorte!