17 Coisas Que Você Deve Fazer Antes de Tentar Engravidar

17 Coisas Que Você Deve Fazer Antes de Tentar Engravidar
Ellen Cristie
Ellen Cristie1, Janeiro - 2021

E aí, decidiu engravidar e não sabe nem por onde começar? Espere só um minutinho, não vai tomar muito do seu tempo. Leia antes estas dicas para ter uma gravidez saudável e livre de contratempos. Vamos a elas:

1. Agende uma visita pré-concepção

Já que você ainda não precisa de um obstetra, de uma doula ou de uma “parteira”, ligue para um clínico-geral ou médico da família e faça um check-up. Ele vai pedir alguns exames para verificar seu estado geral.

Ele também poderá verificar dieta, peso, exercícios e maus hábitos que porventura você possa ter – como fumar e beber, além de verificar seu cartão de vacinas (caso tenha) ou algumas condições médicas, como pressão alta, diabetes, asma etc. Por último, talvez você tenha que fazer um exame pélvico e um teste de Papanicolau e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

2. Rastreie portadores genéticos

O médico pode recomendar um exame de portador genético aos futuros pais antes de você começar a tentar engravidar. O objetivo é verificar se você ou seu parceiro são portadores de doenças hereditárias graves, a exemplo da doença falciforme ou fibrose cística.

O exame é feito a partir de uma amostra de saliva ou sangue dos dois. Caso sejam portadores, o bebê tem 1 chance em 4 de ter a doença.

3. Tome ácido fólico

Tomar um suplemento de ácido fólico é importante. Ao tomar 400 microgramas (mcg) por dia por pelo menos um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre, você pode reduzir em 50% a 70% as chances de ter um bebê com defeitos do tubo neural, como espinha bífida. Tomar ácido fólico também ajuda a prevenir alguns outros defeitos congênitos.

4. Pare de beber, fumar e usar drogas

Se você fuma, bebe ou usa drogas, agora é a hora certa de parar. Muitos estudos mostram que fumar ou usar drogas pode causar aborto espontâneo, parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer. Embora você ainda não esteja grávida, prepare-se para parar de beber por completo. Não se sabe o que o álcool pode causar ao desenvolvimento do bebê.